domingo, 29 de março de 2015

Ainda há romantismo nos dias de hoje?

 O romantismo que vivemos hoje, é bem diferente do que viviam as pessoas dos séculos XVIII e XIX. Quando pensamos em romantismo, logo pensamos em românticos. Mas quem foram os românticos naquele período? 
Os românticos foram os grandes escritores, como :Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e  Castro Alves. Estes fizeram parte do romantismo no Brasil.
E nos dias de hoje, o que é ser romântico?
Abrir a porta do carro para a pessoa amada, leva- la para jantar, escrever poesias de amor?
Ao longo dos anos o conceito de romantismo, foi se perdendo. No passado se morria por amor, nos dias de hoje, se mata por amor. Podemos notar que há um paralelo entre os séculos, havendo semelhanças e dessemelhanças.
Antes amávamos a nossa pátria e zelávamos por ela, hoje a destruímos; Antes amávamos por amar, independente de sermos correspondidos ou não, hoje não respeitamos o amor.
Os conceitos mudaram, e o que antes parecia ser tão doloroso, como um amor não correspondido hoje se torna um sentimento de vingança. Os jovens de hoje, estão mais preocupados em ter, do que ser. E acabam se esquecendo que há muito mais, do que ter um  "status" social na sociedade. Desde cedo as crianças estão expostas ao que até então era proibido a idade deles e acabam perdendo sua pureza. Os valores estão sendo esquecidos e como podemos esperar haver românticos nos dias de hoje, se não cultivamos essa semente lá no passado?


"Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar". Castro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário