quinta-feira, 2 de julho de 2015

Reduzir ou não a maioridade penal?

Será que diminuir a idade irá de fato resolver algo?
Muitas questões são levantadas a respeito desse assunto, mas o que será a melhor escolha?
Para algumas pessoas, reduzir a maioridade penal seria a solução, mas ao ponto de vista de muitos especialistas, não seria a melhor opção para os jovens que entram cedo no crime.
 Como uma “Pátria Educadora” o papel de nós brasileiros é ensinar; educar desde cedo os jovens e os dizer o que é ética e o que é certo a fazer. Grande parte dos jovens que hoje acabam entrando no mundo do crime, agem assim, por que não tiveram a oportunidade de ouvir que há algo muito melhor a ser feito e que não precisam roubar ou matar para obterem algo que tanto almejam. É muito fácil colocar um jovem infrator em uma prisão e de lá saírem graduados, mestres e doutores na arte do crime.
Claro, que os jovens que cometem crimes, devem se responsabilizar pelos atos que cometem, mas, colocá-los no meio de muitos outros onde aprenderão a serem monstros, não trará benefícios para a sociedade. Um menor infrator têm consciência de que não pode ser preso e punido como adultos. Por isso continuam a cometer crimes; essa “teoria” tem que ser mudada, e, o jovem têm que entender porque está  sendo punido, dessa maneira entendendo as consequências que um ato pode trazer, tanto na vida da vítima quanto na vida de um infrator. Os jovens que cometem delitos devem ter um acompanhamento especial, pois não é da origem de um jovem estar nas ruas, mas sim estar em uma escola e lá aprendendo e se educando. 
Quando cometemos um erro, temos de corrigi-lo, mas há outras formas de um jovem se corrigir, como fazendo trabalhos voluntários, proporcionando tanto crescimento individual como coletivo.
Talvez, por falta de oportunidade muitos pais não tiveram como dar os devidos valores a seus filhos, não cabe a nenhum de nós julgar as condições em que uma criança é criada ou submetida, sendo que dessa forma a redução da maioridade penal iria afetar jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas do Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.
Reduzir a maioridade penal, talvez, possa diminuir a criminalidade e a violência, contudo, um jovem que é exposto desde cedo á criminalidade, age com um agente que está por trás monitorando e sustentando esses atos, sabendo que um jovem criminoso, age e sai impune por ser menor de idade. Um pequeno infrator não age sozinho, e o agente desse jovem, esse sim, merece ser punido.