quarta-feira, 28 de junho de 2017

"Criança reproduz o que vivência"

  Não muito tempo atrás, um post estava viralizando no Facebook entitulado: Criança reproduz o que vivência. Sem dúvida, ao ler tal afirmação, fica até difícil saber o que dizer a respeito. Tudo começa na infância, na infância que os conceitos e princípios devem ser impostos, porque depois fica mais difícil. Somos o que vivemos e devemos tomar cuidado com as nossas escolhas, pois elas impactam de tal maneira na vida das outras pessoas, principalmente na vida de uma criança! Uma criança cria modelos e fazem das pessoas heróis e vilões, mas qual modelo você está sendo para uma criança? A sua criança interior teria orgulho do adulto que se tornou?
É importante lembrar, que por trás de cada comportamento existe uma vivência que a criança acaba reproduzindo. As crianças do passado tinham sim, comportamentos diferentes; mas vale lembrar que o ambiente em que a criança está, influência tanto quanto as ações e as falas. É simples, basta colocar um bebê em um meio onde todos falam, por exemplo, o idioma espanhol, naturalmente a língua pátria dessa criança será o espanhol. Por outro lado, se colocar essa mesma criança em um meio onde só é falado o idioma inglês, essa mesma criança vai reproduzir o que vivência. É perigoso demais, deixar uma criança em meios que não a favorecem, pois ela naturalmente irá agir de acordo com meio em que vive.
Muitos pais reclamam de comportamento infantil, mas não se dão conta de que tudo parte de casa; se os pais são agressivos, falam em voz a alta, a criança seguirá os mesmos padrões. Contudo, se os pais são calmos, dedicam seu tempo à leitura e incentivam esses comportamentos nos filhos, a chance de uma criança agir diferente dos pais, é mínima. Eu, enquanto criança, gostava muito de escrever, de números e fazer bolos, até hoje eu me lembro disso! E ainda tenho esses hábitos. Mas foi algo que foi cultivado dentro de mim, uma criança é como um jardim precisa de vitaminas, luz, atenção, cuidado e de muito amor. Um pai e uma mãe ausente, não são capazes de cuidar de um jardim; assim como um jardineiro que não dedica tempo ao seu jardim, não tem como recolher e admirar as belas flores que possui. Quando uma flor nasce, ela nasce para que sua beleza seja preservada e que encante a todos, não podemos deixar as flores murcharem, elas são belas para o mundo. Vamos fazer florescer!
Resultado de imagem para crianças no jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário