quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O medo que nos impede de errar, nos impede de crescer

(Baseado em um tema da Fuvest)

 Errar é humano, diz o dito popular, então porque temos tanto medo de errar? 

Errar em uma prova, errar em um caminho, errar as datas, é natural errar e é através de erros que nos tornamos melhores pessoas. No mundo em que hoje vivemos, quantos erros tiveram que acontecer pra que vivêssemos na sociedade em que vivemos? Muitos.Se não tivéssemos tido guerras, revoluções o que seria da nossa sociedade?
Somos quem somos devido às escolhas que fazemos e devido aos erros que cometemos. É natural errar, até que o erro não afete o próximo. É o que muitos consideram. Mas o que fazer diante de um erro grave? Como por um erro de conta, um prédio desaba e acaba ferindo alguém ou por um erro médico um paciente morre, então, o que fazer?
O erro é uma forma de aprendizagem mais dura, mais severa e que em casos graves é submetido a uma punição. Todo erro tem sua consequência , assim como cada ação, tem sua reação. É difícil conviver com os erros, seguir uma vida ou tomar decisões baseados em erros cometidos, no entanto, há uma diferença entre erro e fracasso: erro é quando se erra e pode consertar, fracasso então seria um erro sem volta, que te faz sentir um perdedor. Uma vida perdida, não pode ser restituída, esse é o caso de um erro sem volta, não há nada que possa ser feito para que uma vida seja poupada.
Agora imagine a responsabilidade dos jovens que são pressionados a escolher uma profissão junto ao término do ensino médio, o quão difícil é lidar com o medo imposto a eles por optar uma carreira errada. Para muitos pode parecer normal e simples o ato de depois reconcertar suas escolhas; já para outros pode ser um grande problema, muitos encaram uma profissão errada como anos perdidos, dinheiro mal investido. Não tem como saber quando é o momento certo de fazer escolhas nem o desempenho delas, a única maneira de viver nossas escolhas é arriscando, arriscando o sucesso.
Nunca é tarde demais para mudar, seja mudar de curso, de emprego, de casa ou de qualquer outra situação, devemos usar o tempo a nosso favor e nunca contra nós; nunca é tarde para um recomeço, mesmo após um erro muito grande; não há nada tão grande que seja impossível de mudar. Não é impossível recomeçar, basta querer. Que as nossas ações nunca sejam movidas pelo medo mas sim pelo amor em fazer o que fomos designados a cumprir.
Resultado de imagem para o medo