domingo, 25 de setembro de 2016

Uma sociedade corrupta ou corruptível?

  Ouvimos tanto a palavra corrupção em nosso cotidiano, mas será que realmente sabemos o que significa essa palavra?
Corrupção vem do verbo corromper; corromper os valores, corromper a lei, ou até mesmo violar os direitos de um indivíduo. Quando ouvimos essa palavra, a primeira coisa que nos vêm em mente é a corrupção na política, mas será que só os políticos são corruptos? 
Na realidade, existem diversas maneiras de se corromper os valores, como o simples ato de cortar fila por estar com pressa;colar em uma prova (o que não deixa de ser corrupção) ou até mesmo receber um troco errado e não devolver.Coisas que acontecem diariamente, que sempre presenciamos, mas não associamos como um ato de corrupção.Todas as vezes que fazemos algo em benefício próprio, para obter vantagem estamos corrompendo não só a nossa sociedade, mas também a nossa dignidade. Quando Jean Jacques Rosseau diz:O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe, eu diria: O homem nasce bom, o excesso de poder o corrompe.  O abuso de poder também é um ato de corrupção, um policial que utiliza sua sirene sem necessidade alheia, está corrompendo a lei; um professor que entra em sala de aula, mas não passa matéria e no final da aula diz: ganhei meu salário mesmo assim, está violando o direito de seus alunos de aprenderem algo novo.Vivemos em uma sociedade capitalista, onde procuram sempre ter mais, e esquecem que ser honesto vale muito mais do que ter riquezas obtidas através da corrupção.
O governo expressa a população,se a sociedade age de forma desonesta, consequentemente seu governo também irá agir.Diversas vezes ouvimos as pessoas dizerem:Fulano rouba, mas faz;Siclano é menos pior que Beltrano.Esses comentários não podem ser aceitos, é possível sim termos governantes honestos e justos, mas para isso, é preciso que os eleitores tenham consciência de seus valores. A verdadeira mudança é interna, enquanto a sociedade achar que para obter algo é preciso levar vantagem, os políticos continuaram a “fazer” e a roubar. Afinal, é muito mais valoroso dizer que  X escolas foram construídas ao invés de lembrar os milhões que foram desviados durante a construção.
Não podemos aceitar a corrupção, quando agimos corretamente, estamos levando aos outros os conceitos verdadeiros, fazendo assim, a nossa parte para conosco e para com a nossa sociedade.

Resultado de imagem para corrupção dicionario

Nenhum comentário:

Postar um comentário