domingo, 13 de setembro de 2015

Qual modelo você é ?

Certa vez, eu estava a passeio com uma determinada família que possuía quatro membros, o pai, a mãe, a filha mais velha e o filho mais novo. Com eles presenciei uma das mil maneiras de educar uma criança.
Em um dos dias de viagem, o filho mais novo queria muito sair da casa para ir brincar no parquinho, porém, os brinquedos estavam molhados devido à chuva do dia anterior e também ventava muito. A mãe queria que ele permanecesse dentro de casa, contudo, como toda criança, ele é muito persistente e insistiu para ir para fora. Sua mãe então disse que o portão estava trancado, não satisfeito foi conferir e de fato estava. Sendo assim, o garoto voltou e foi brincar com seus bonecos.
O que mais me chamou atenção nesse acontecimento, foi à honestidade da mãe em dizer que o portão estava trancado, e por mais que o garoto duvidasse, ao chegar lá, ele viu que o que a mãe dele havia dito era verdade. Além de não querer que ele fosse para fora devido ao tempo ruim, a mãe também tinha um outro motivo que lhe foi mostrado.
Muitas vezes, exigimos que as crianças ou os jovens digam a verdade – sejam honestos, sendo que estes, não tiveram esses valores enquanto criança.  Se os pais mentem dentro de casa, é natural que os filhos desse casal achem certo fazer as mesmas coisas que vêem seus pais fazendo.
Devemos tomar muito cuidado com os exemplos que estamos dando as crianças, é fundamental ensinar os valores desde cedo, para que quando cresçam não tenham dificuldades em falar a verdade.
Não se pode dar aquilo que não se têm, contudo, cada um de nós, pode se esforçar para ser o melhor possível em nossas vidas e na vida de outros.
Os princípios de uma vida sadia devem ser ensinados, o mais cedo possível. Nem sempre é fácil conciliar o tempo, e, ter um tempinho para sentar e conversar com os filhos, mas é dever de cada pai, educador dizer o que é certo e errado, para que assim aprendam a ouvir o Sim e o Não. Sim isso está de acordo e Não isso é errado e não deve ser feito novamente.Há muitos pais que estão presentes na educação de seus filhos,porém, também há aqueles que estão um pouco afastados;no entanto, sempre há um tempo para educar e ser educado. Quando lidamos com crianças, aprendemos tanto quanto elas, portanto, não se esqueça de ser a pessoa que você gostaria de ter como exemplo.