sábado, 22 de outubro de 2016

Se a ideologia é origem das ideias humanas, todos então, temos uma ideologia?

 Somos quem somos pelo meio em que vivemos, pela maneira como fomos criados, pelos nossos valores, pela forma de nos relacionar e consequentemente de pensar.Sendo a ideologia, portanto, uma forma de pensar, Lamarck um naturalista francês, também possuía a sua e foi o primeiro a propor uma teoria sintética da evolução. Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é o crescimento do pescoço da girafa. Segundo Lamarck: Devido ao esforço da girafa para comer as folhas das árvores mais altas o pescoço do mesmo acabou crescendo. Mais tarde foi constatado que essa ideologia não era a correta, pois as girafas já tinham certas características que eram descentes dos ancestrais. As características das girafas foram passadas de geração a geração, pois eram características físicas e biológicas, no entanto nossa maneira de agir e pensar não é dependente de nada, nem de ninguém; estamos diariamente em constante mudança.
Um filósofo pré – socrático uma vez disse: Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Heráclito é considerado o pai da dialética e possuía essa ideologia a respeito da constante mudança que nós enquanto seres humanos sofremos, muitas vezes imperceptivelmente. Nossa maneira de pensar, descende do que aprendemos, ouvimos e cremos.
Como nos estudos matemáticos, aprendemos fórmulas que dão origem a outras, por mais que um professor ensine uma classe de 30 alunos, cada um tem sua própria maneira de resolver tais exercícios. Pois assim como todos têm a mesma individualidade, assim também possuímos diferentes ideologias - Talvez, se assemelhe com a de algumas pessoas, mas somos únicos e não podemos deixar que a opinião alheia interfira nas nossas ações.
Assim como em todas as matérias que um aluno aprende na escola, essas possuem as suas “ideologias” que assim formam as “ideologias” dos alunos.  Que mais tarde se manifesta em atos, como hoje conhecemos os grupos que defendem as causas: estudantis, feministas, homossexuais, ecológicas, políticas,dentre outras... Todas são maneiras diferentes de concordar com determinada opinião.
Muitas vezes as pessoas acabam deixando de lado suas opiniões e desistem de conquistar uma vida melhor, uma sociedade melhor, um Estado melhor; por ser  muito mais fácil desistir , do que perseverar em uma determinada situação que pode levar anos para ser resolvida. Todavia, quando se acredita, se está também lutando pelo futuro,e provando ser o brasileiro que não foge a luta.
Ideologia por fim, é acreditar em uma causa e lutar por ela, mesmo que ninguém concorde, mesmo que ninguém entenda. Ideologia é a maneira individual ou coletiva de acreditar e de agir de acordo com essas ideias propostas. Cada indivíduo pode seguir mais de uma causa, mas a cada instante que passa ele deixa de ser quem era e passa a ter mais ideologias. Não se pode deixar de acreditar, não se pode deixar como está, todos podem fazer a diferença e continuar a mudar.  
Resultado de imagem para ideologias