sábado, 8 de agosto de 2015

Uma nova estrutura

Ouvimos sempre, muitas reclamações de alunos da rede pública com relação ao ensino, aos professores e a estrutura das escolas. E a pergunta mais frequente que ouvimos é: para onde vão as verbas que cada escola recebe? Será que de fato se consegue manter um bom ensino sem boas condições?
Muitas escolas têm uma estrutura precária, principalmente as de localidades periféricas, que são menos ainda valorizadas. De nada adianta, ter uma escola com muitas salas, mas vazias ou uma sala cheia, mas sem professor. Quantos problemas vemos em escolas públicas? Como a má coordenação ou a falta de professores, e, mesmo assim nada é feito a respeito. Como ainda esperar que um aluno acabe a escola sendo capaz de arrumar um bom emprego, ao menos sem saber se comunicar devidamente e não sabendo as principais operações matemáticas? Diversas escolas sofrem com problemas na estrutura do prédio, como: salas sem terem utilidade, bibliotecas fechadas, laboratórios sem equipamentos, banheiros sem portas, paredes com infiltrações, salas mal ventiladas entre muitos outros questionamentos da parte de alunos e de professores. O que acaba tornando um trabalho árduo para professor que quer ir pouco mais além e para o aluno, assim prejudicando o  seu desenvolvimento .
 Dessa forma como um estudante da rede pública vai se destacar? Bom, isso depende do esforço e do empenho de cada um, de mudar a sua história e ir além das limitações que um estudante da rede pública enfrenta.
Contudo, deve haver uma melhoria no edifício escola, principalmente em escolas de bairros menos favorecidos, onde são menos valorizadas. O que mais precisamos é de alunos que pensem, que se esforçam diariamente para obter mais e mesmo com todos os empecilhos que as vezes tentam destruir os sonhos de muitos, há um universo afora que precisa de todos.
Posso dizer que tive o privilégio de sempre ter tido auxílio em casa, e, pessoas que sempre olharam por mim; mesmo que as escolas por qual eu passei não tenham sido 100% boa, eu posso afirmar que nada é impossível para aqueles que querem de fato ter uma boa formação. Independente de onde moramos, da escola que frequentamos, todos nós temos o direito de ser quem queremos ser, e nada pode nos invalidar dos nossos desejos.
Quando acabei o ensino fundamental, procurei com minha família uma escola que fosse um pouco "melhor" e de fato encontrei uma escola que tem bons professores e uma boa localidade,essa é conhecida no bairro do Tatuapé por Loureiro Junior, apesar de em quase dois anos que lá estou, ainda não houve melhorias, como: pinturas, trancas nas portas e um melhor aproveitamento da estrutura da escola,porém, tem um ensino que move alunos de grandes distancias para estudar.
Certa vez, recebi essa imagem de uns amigos meus e no dia seguinte, estava nas redes sociais, que os alunos haviam sido suspensos da aula devido uma infiltração na escola,  causada por uma forte chuva que ocasionou em danos a escola. Coincidentemente, essa escola é perto da minha casa e como podem ver, ela se enquadra aos tópicos aqui citados e o nome dessa escola é Lourenço Zanelatti. Infelizmente, essa ainda é a realidade de muitas escolas públicas.