sábado, 25 de abril de 2015

Quantas vezes somos Rita?


Espero que todos os leitores já tenham lido o conto A Cartomante e se leram espero que se recordem;caso contrário recomendo ler!
No conto A cartomante, escrito por Machado de Assis, a personagem Rita, uma jovem moça, com medo de perder seu verdadeiro amor, procura uma cartomante. Na qual, essa logo de inicio adivinha o motivo de sua visita.
A personagem procura a cartomante, porque sabe que essa somente irá dizer o que ela tanto desejava escutar. Quantas vezes não procuramos alguém, esperando que nos diga somente o que queremos ouvir?
Os seres humanos gostam de reafirmar aquilo que sentem e muitas vezes acabam sendo enganados, assim como a jovem Rita.
O conto é baseado na peça Hamlet, escrita por Willian Shakespeare.Na peça também há uma traição, e, por Machado de Assis ter sido inspirado pela peça shakespeariana, acabou adotando algumas características de Willian Shakespeare, como a traição e a morte.
O enredo do conto deixa claro ao leitor que não se podem viver duas realidades distintas, pois, uma hora a verdade irá ser revelada, seja esta boa ou não. O pior sentimento que os seres humanos não conseguem suportar é a culpa; esse sentimento deixa qualquer um angustiado. A culpa é um sentimento relacionado ao medo e consequentemente o autor do erro passa a viver a vida com medo; medo de a verdade ser descoberta.
Rita e Camilo tiveram medo de contar a Vilela sobre o amor de ambos e  viveram uma mentira que essa não demorou muito a ser descoberta. Quando por fim revelada, já era tarde demais, e não se podia mais evitar a tragédia. Os dois amantes da vida morreram com seus sentimentos e com um amor proibido.
Quantas vezes não agimos como Rita? Procuramos uma saída para os nossos erros, sem tentarmos ao menos falar a verdade? 
Temos de estar atentos e vigilantes para não sermos uma Rita, um Camilo, um Vilela ou uma cartomante.
Qual destes personagens você quer ser em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário